Como o Treinamento de Força pode te deixar mais rápido em outros esportes.
- Thiago Penna

- 10 de mai. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 5 de jul. de 2020
O treinamento de força traz beneficios tanto a níveis morfológicos quanto neurais para os indivíduos, e para a grande maioria dos esportes essas adaptacões influenciam diretamente ou para uma melhor execução do gesto motor, ou na habilidade de produzir força mais rapidamente.
Uma das adaptações morfológicas é o aumento da área de secção transversa, também conhecida como hipertrofia, ou aumento da massa muscular, que para alguns esportes é necessário, como para os esportes de contato ( ex.: esporte de Luta, Rugby), mas não para outros, como por exemplo no endurance ( ex.: Corrida, Ciclismo).
O grande beneficio do treinamento de força nos esportes está relacionado às adaptações neurais, que seriam adaptações à nível do Sistema Nervoso até a junção neuro muscular, consistindo em aumento no recrutamento de unidades motoras (produzindo mais força), no aumento da taxa de disparo ( mais rápido), no aumento da capacidade anaeróbia (o atleta consegue manter a produção de força por um maior tempo, retardando o início da fadiga), e uma melhora tanto na co-ativação muscular quanto na sincronicidade (que significa um melhor equilíbrio no conjunto das ações musculares, a coordenação intra e intermuscular). Desta forma o atleta aumenta a possibilidade de se tornar mais econômico, podendo ter uma melhor Economia de Movimento.
Qual a vantagem de se tornar mais econômico? Imagina que para um atleta de endurance que gasta X de energia para manter uma velocidade de 12 km/h, onde com o treinamento de força conseguirá gastar X-10.
O que ele poderia fazer com essa diga-se “sobra”? Ele poderia ou ter um sprint final maior, ou correr a uma velociade mais alta. Ou por exemplo para uma bailarina, que para sustentar uma posição especifica, gasta Y de energia e após a intervenção do treinamento de força adequado gastaria Y-50, isto daria a ela uma possibilidade de ter um movimento mais potente na sequência, ou mais harmônico.
Outro fator de grande importância para os esportes, é a aumento da Taxa de Desenvolvimento de Força (TDF). O que seria a TDF: é a capacidade do atleta em desenvolver a máxima força o mais rápido possível, isso é, em um curto período de tempo (de 50 a 250ms). Esta capacidade é chamada de potência, ela é fundamental e de grande valor para muitos esportes, seja para a entrada de um golpe, seja para iniciar um arranque na corrida, seja para aumentar a velocidade em uma mudança de direção, seja para retomar o equilíbrio após um estado de desequilíbrio, seja para conseguir uma impulsão maior ou uma melhor retomada em um movimento por exemplo no skate. Um treinamento de Força quando bem elaborado, periodizado ( estruturado) pode aumentar consideravelmente a Taxa de Desenvolvimento de Força (TDF), uma vez que ela é definida como força explosiva que reflete a habilidade do sistema neuromuscular de gerar força rápida no início da contração (0-200ms), sendo necessária tanto para atletas, quanto para idosos, ajudando por exemplo a evitar o risco de quedas.




Comentários